A cobertura básica, que todos os seguros residenciais são obrigados a cobrir, inclui indenização de danos ao imóvel e ao conteúdo dele em casos de incêndio, queda de raio e explosões. As apólices também contam com coberturas adicionais mais abrangentes, que contemplam, por exemplo, proteção contra roubo e furto, danos elétricos, cobertura de vidros, alagamentos, inundações e também danos a terceiros dentro de sua casa.
Enquanto no seguro auto, o cálculo do preço do seguro leva em consideração o preço do carro, custando, em média, algo em torno de 5% a 10% do preço do veículo, o seguro residencial é calculado através do valor de reconstrução do imóvel em casos de sinistros, que é declarado pelo próprio contratante e representa aproximadamente 0,4% do valor total. Dessa forma, se você tem um imóvel avaliado em R$ 1 milhão, por exemplo, com preço de reconstrução de R$ 500 mil, o segundo valor é declarado, o que barateia a apólice.
No entanto, é importante ressaltar que não é vantagem mentir para o seguro para receber uma quantia maior do que o real valor de reconstrução da sua casa: a indenização é realizada com base em laudo realizado por técnicos da seguradora do custo de reconstrução do imóvel.
Postado em: 10/07/2017 16:23
Seguro de Responsabilidade Civil
Os preços dos seguros dos carros mais roubados do país
Seguro residencial fique por dentro!
Voltar